1ª Mostra de Cerâmica Artesanal dos Ceramistas de Mato Grosso 2016
EXPOSIÇÃO de arte tradicional de raiz e contemporâneo "CERAMISTAS MT"
Período de visitação de 09 a 11 de dezembro de 2016 na Sede da
Associação Chapada à Mão.
Praça Dom Wunibaldo, 621 - Centro de Chapada dos Guimarães.
Patrocínio Embauval Eventos.
Parceria APPA - Associação de Produtores e Produtoras Artesanais de Chapada dos Guimarães.
Artistas participantes
EDU DOMICIANO
Domiciano Marques dos Santos, nome artístico (Edu) trabalha com cerâmica desde os 10 anos de idade. Cuiabano porém desde pequeno foi pra Corumbá- MS onde conheceu a associação Casa do Massa Barro onde teve o primeiro contato com a argila, e lá começou a modelar, principalmente, pássaros e animais do pantanal, com um pouco mais de experiência passou a modelar imagens de santos e outros figuras a mais. Volta para Cuiabá em 1996 e começa a fazer seu trabalho na cidade além de trabalhar no Senar MT.
Peça de Ronei Ferraz
JUNNE FONTENELE
Junne Fontenele Cardoso é natural do Ceará e mora em Mato Grosso há 14 anos. Atualmente em Várzea Grande é escultor ceramista e trabalha com realismo. Tem 37 anos e começou a trabalhar com argila quando tinha 13 anos. Participou de algumas exposições individuais e coletivas no estado e fora do estado de Mato Grosso. Representa figuras populares em suas peças e é muito feliz porque ama o que faz.
LACCAL GOMES
Irani Laccal Gomes tem 62 anos. Paranaense. Mora em Cuiabá há 47 anos. Trabalha com vários tipos de arte e artesanatos há 40 anos. Com cerâmica está dando seus primeiros passos. Começa quase sozinha, fez algumas aulas avulsas com 3 professores que lhe deram orientações. Participou de algumas exposições de arte/artesanato como convidada. Participou de uma de Iconografia de MT. Trabalha com porcelanas, restaurações, personalização, fotos em porcelanas e outros.
CLEIDE RODRIGUES
Cleide Rodrigues tem 50 anos e trabalha com artesanato há 40 anos mora em São Gonçalo - beira rio. Nascida em Cuiabá, já participou de alguns eventos em Cuiabá. Vários eventos promovidos pelo Sebrae e na Casa Cor além duas Iconografia de Mato Grosso.
DEBORAH E MAFALDA
Moradoras de Chapada, entusiastas e apaixonadas pela arte ceramista, vem mostrar seu primeiro trabalho. Peças charmosas, delicadas e diferentes das demais. Principiantes dedicadas que prometem uma releitura na arte em cerâmica.
NICE ARETÊ
Nice faz cerâmica há mais de 15 anos, porém nos últimos 3 anos passou a se dedicar ao tema indígena, Máscaras e grafismos. Ama trabalhar com barro, 2015 dedicou exclusivamente ao projeto barro negro. Realiza trabalho voluntário junto à comunidade quilombola do Mata Cavalo no município de N. Sra. Do Livramento. Faz trabalhos para casa do artesão Cuiabá e é parceira da Associação Chapada a Mão. Organizadora do evento. Busca criar a Associação Ceramistas de MT.