A reforma e revitalização do complexo turístico da Salgadeira, localizado às margens da rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, seria entregue à população como parte da programação do aniversário de 299 anos da Capital, oficialmente comemorado no dia 8 de abril e agora anunciado para este domingo 22 de abril.
A revitalização do espaço, que ficou fechado por sete anos, foi possível após a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Governo de Mato Grosso e o Ministério Púbico Estadual com homologação do poder Judiciário, no ano passado.
A obra em questão tem um custo de R$ 12,6 milhões e após concluída terá um restaurante, um mini-museu, uma loja de souvenir, um posto policial, duas guaritas, 540 metros de trilhas suspensas e um mini-auditório para atendimento ao turista. O espaço também contará com rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência. Além de estacionamento com 96 vagas para veículos, sendo seis para ônibus e 90 para carros.
O governador Pedro Taques em sua visita em março ressaltou que antes dos trabalhos no local começarem, o projeto de revitalização foi totalmente atualizado pela equipe técnica da Secretaria das Cidades (Secid) e que agora o Governo do estado estuda, juntamente com o MP, a liberação do banho no complexo. 'Esta obra começou errada. Com projeto e contrato mal feito. Tivemos que refazer toda o plano, trazendo melhorias como a estação de tratamento de esgoto, que não tinha no projeto antigo. Também estamos conversando com o Ministério Público em relação ao banho em determinados lugares do complexo. O Poder Executivo defende a possibilidade de banho em determinadas áreas, mas o MP está levantando algumas questões e temos que respeitar e continuar a conversa', disse o governador.
O secretário das Cidades, Wilson Santos, à época destacou a velocidade na execução da obra, que está em fase de acabamento. 'A Concremax é uma empresa séria, que honrou todos os serviços conforme o projeto em excelente velocidade e sempre cumprindo todos os prazos. Estamos terminando os trabalhos de paisagismo, trilhas suspensas e a escadaria de acesso a cachoeira', disse.
O Governo de Mato Grosso reabrirá a Salgadeira neste domingo. Confira o convite.
Fonte Secid MT