Hoje é realizada a celebração do Sábado Santo, a Igreja Católica medita sobre a paixão e morte do Senhor, assim como sua descida ao inferno, e espera em oração a sua ressurreição. Realiza-se também a Vigília Pascal que conclui com a Liturgia Eucarística.
Durante este dia, é dada atenção especial à Virgem Maria, acompanhando-a em sua solidão, que vela junto ao túmulo de seu Filho amado.
Na Vigília Pascal, são realizados três atos importantes que começam com a Celebração do Fogo, na qual o padre abençoa o fogo e acende o círio pascal. Neste ato, entoa-se a Proclamação da Páscoa, que é um poema escrito por volta do ano 300, que proclama que Jesus é o novo fogo.
Ocorre também a Liturgia da Palavra, na qual são feitas sete leituras, desde a criação até a Ressurreição também, sendo a leitura do livro do Êxodo a mais importante que narra a passagem dos israelitas através do Mar Vermelho, quando fugiam das tropas egípcias, sendo bem salvos por Deus. Da mesma maneira, recorda que Deus, esta noite, nos salva por seu Filho. Portal Católico
Por Padre Antenor
O terceiro ato é quando toda a Igreja renovou suas promessas batismais renunciando a Satanás, suas seduções e suas obras. A pia batismal ou um recipiente que a representa é abençoada e é recitada a ladainha dos santos, que nos une em oração com a Igreja militante e triunfante.
Dia de silêncio e contemplação. Jesus permanece no sepulcro.
Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na expectativa da ressurreição.
Ao anoitecer deste dia, inicia-se a Vigília Pascal e termina ao amanhecer do primeiro dia, o domingo da Páscoa.
Nossas celebrações no SÁBADO SANTO: benção do Fogo novo, do Ciro Pascal e da Água; proclamação da Páscoa.
Levar consigo vela para a procissão luminosa e água para ser abençoada.
19 hs - Celebração da Vigília Pascal na São Sebastião - Pe. Antenor.
19 hs - celebração da Vigília Pascal na Água Fria - Pe. Fernando.
19:30 hs - Celebração da Vigília Pascal no Santuário - Pe. Eanes.