Em reunião agora pouco com todos os secretários municipais e o procurador do município, a prefeita municipal de Chapada dos Guimarães Thelma de Oliveira assinou o decreto de nº 019/2020 que dispõe de medidas temporárias e emergenciais de prevenção neste período de pandemia do covid - 19, chamado popularmente como coronavírus.
O que é covid 19?
O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.
Recebe esse nome porque as características (a imagem) do vírus se assemelha a uma coroa (corona, em espanhol).
A primeira vez que esse agente infeccioso foi identificado em humanos e isolado foi em 1937. Porém, só foi descrito como coronavírus em 1965, quando a análise de perfil na microscopia revelou essa aparência.
O novo vírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019, e que tem atraído a atenção das autoridades de saúde em todo mundo, foi nomeado tecnicamente de Covid-19. Por também ter aparência de coroa, ele tem sido chamado de novo coronavírus. Os primeiros casos desse agente foram registrados em Wuhan, na China.
Embora as autoridades de saúde estejam em alerta, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com essas variantes.
Os tipos mais regulares que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63, e o beta coronavírus OC43, HKU1.
Não há motivo para pânico.
"É preciso ter calma. Todos os anos nós temos milhares, milhões de casos de gripe no mundo com fatalidades, com óbito (por Influenza A, B, por uma série de vírus que ocorrem todos os anos). O coronavírus não é uma novidade, enquanto vírus respiratório, nos sistemas de saúde do mundo. Teremos dias bons e dias ruins? Provavelmente, sim! Mas, calma porque a gente vai atravessar [essa questão] como já o fizemos em várias outras situações como essa", asseverou o ministro da saúde.
Tipos conhecidos coronavírus
Alpha coronavírus 229E e NL63.
Beta coronavírus OC43 e HKU1.
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou Sars).
Mers-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou Mers).
Sars-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para 'coronavirus disease 2019' (doença por coronavírus 2019, na tradução).
Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países que temos acompanhado todos os dias na mídia.
Quadro clínico pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças (diabetes, coração, pressão alta etc). Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. E somente em casos extremos, pode levar a óbito.
O que é pandemia?
Ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo terrestre, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Decreto de nº 019/2020
Diante desta situação mundial e considerando diversos fatores desde orientações da Organização Mundial de Saúde, direitos garantidos pela Constituição brasileira e por ser nosso município um destino turístico que recebe muitos visitantes nacionais e internacionais fica decretado a partir da publicação do documento assinado hoje no Paço Municipal Pedro Reindel que ficarão suspensos, no âmbito do município de Chapada dos Guimarães pelo prazo de 18 de março a 5 de abril de 2020 os eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a 100 (cem) pessoas.
As atividades educacionais em todas as escolas das redes de ensino pública e privada bem como as atividades realizadas no Centro de Convivência dos Idosos e outras atividades desenvolvidas no âmbito do CRAS serão paralisadas neste mesmo período.
Não serão permitidas atividades desenvolvidas em bens públicos ou bens de uso comum que envolvam a aglomeração de pessoas, tais como: ginásios, praças, piscina pública etc.
A suspensão das aulas na rede de ensino pública de Chapada dos Guimarães, deverá ser compreendida como recesso/férias escolares do mês de julho e terá início a partir do dia 18 de março de 2020. Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria de Municipal de Educação, após o retorno das aulas.
As unidades escolares da rede privada de ensino do município poderão adotar a antecipação do recesso/férias prevista neste Decreto, ou determinar a suspensão das aulas pelo período determinado, a critério de cada unidade.
Os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas e nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.
Os eventos esportivos públicos ou privados, na zona urbana e rural, somente poderão ocorrer, mediante autorização sanitária expedida pela Superintendência de Vigilância à Saúde do Municipal e Termo de Compromisso assinado pelos organizadores.
O abuso do poder econômico a elevação de preços, sem justa causa, com o objetivo de aumentar arbitrariamente os preços dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento do COVID-19, na forma do inciso III do art. 36 da Lei Federal nª 12.529, de 30 de novembro de 2011, e do inciso II, do art. 2ª do Decreto Federal nª 52.025, de 20 de maio de 1963, serão sujeitos às penalidades previstas em ambos dos normativos.
Deverá permanecer em casa e adotar o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata qualquer servidor público, empregado público ou contratado por empresa que preste serviço para o Município, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) ou que tenha retornado de viagem a local com casos comprovados de coronavírus, nos últimos dez dias. Ficam suspensas todas as férias e licenças dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
As pessoas físicas e jurídicas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas pelo decreto, e o seu descumprimento acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei.
Casos em Chapada dos Guimarães
Descartada a suspeita de Coronavírus em Chapada dos Guimarães.
O Dr. Euller Gustavo Preza, responsável pelo corpo clínico da UPA Frei Osvaldo em Chapada dos Guimarães, tranquiliza a população chapadense sobre a suspeita no dia 13 de março do Coronavírus. Depois de ter cumprido todos os protocolos de detecção de doenças, foram realizados exames de raio x, e laboratoriais, descartaram a suspeita de Coronavírus.
Dr. Euller receitou para a paciente sintomáticos de gripe, e repouso, e fez a alerta à população para a higiene com as mãos, para evitar não só Coronavírus, mas outras doenças.
A única maneira de diagnosticar uma infecção por coronavírus é por meio da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro) para exame.
O Ministério da Saúde determinou a testagem para o coronavírus para todos os pacientes internados, em hospitais públicos ou privados, com quadro respiratório grave, independentemente do histórico de viagem das pessoas ao exterior.
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados e instituídas medidas de isolamento domiciliar.
O isolamento domiciliar do paciente, em qualquer cidade, é o mais recomendado. As pessoas infectadas não necessitam ficar num ambiente hospitalar, somente quando apresentam quadro respiratório grave.
Não levar pessoas à UPA que estejam com um resfriado, um quadro com bom estado geral, se alimentando, conversando, com febre baixa, e que podem usar um antitérmico em casa. Se houver piora no quadro clínico, aí sim ele é levado para um ambiente hospitalar.
Leia com atenção
Sempre é bom repetir que a condição de sintomas similares ao de uma gripe e contextos suspeitos, não é recomendada a ida a um hospital de alta complexidade. A porta de entrada desses pacientes deve ser pelas Unidades Básicas e de Pronto Atendimento (UPA), locais em que o quadro será avaliado por um médico, de forma a ser notificado ou não - a depender da avaliação clínica - à Vigilância Estadual.
É importante ressaltar que os casos suspeitos e confirmados que apresentarem grau leve ou moderado deverão ser tratados em isolamento domiciliar. A internação hospitalar nas unidades referenciadas só será recomendada em casos graves da Síndrome Respiratória.
Só serão considerados suspeitos os casos que incluírem
uma das situações:
SITUAÇÃO 1 - Febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
SITUAÇÃO 2 - Febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito ou confirmado para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Na rede pública de saúde, o exame de detecção do COVID-19 é realizado após a notificação de caso suspeito. As amostras são encaminhadas para o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT) e, após os resultados, enviadas a um dos laboratórios de referência nacional para a confirmação ou descarte do caso.
Pelas razões já colocadas, a SES - Secretaria Estadual de Saúde aconselha prudência na ida aos hospitais - sobretudo àqueles que tratam da alta complexidade -, tendo em vista que esses locais concentram um número substancial de pessoas com fragilidades em saúde.
Durante a passagem pelas unidades de atendimento à população, redobre a atenção com as seguintes recomendações:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Garantir informações necessárias para que cada um tome suas precauções é a melhor prevenção.
'São cuidados com a higiene e etiqueta respiratória, como lavar as mãos e o rosto com água e sabão. Este é um hábito importante e higiênico para evitar não só doenças respiratórias como outras doenças de circuito oral', detalhou o Ministério da Saúde.
Juntos conseguiremos vencer mais esse desafio
compartilhando notícias verdadeiras e confiáveis.