Chapada dos Guimarães surpreendente é a nova marca da cidade.

img

 

 

 

 

O estado de Mato Grosso é terceiro estado brasileiro em termos habitacionais com 3,3 milhões de pessoas ocupando o 18º lugar do estado mais populoso e com 80% de sua população na zona urbana.

 

 

Dentre os municípios com potencial turístico do estado, Chapada dos Guimarães apresenta maior quantidade em potencial de atratividade com cerca de 30 locais.

 

No levantamento realizado em 2006 havia 19 meios de hospedagem e atualmente alcança em torno de 40 meios e parte deles incentivados pela realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Segundo dados registrados pelo ICMBio da evolução do número de visitas ao Parque Nacional conferem uma tendência crescente nestes últimos dez anos. 

Interessante observar que dentre estes visitantes do PNCG 39% das visitas são do próprio estado de Mato Grosso seguido pelos paulistas com 25%, dos demais estados do Sudeste 13%, 6% do sul, 3% do norte, 2% do nordeste e 7% provem do exterior o que demonstra que muito pode se planejar em ampliar estas visitas em cada segmento.

A partir deste levantamento realizado pelo consultor Sr. Robson Quintino do cenário atual de nosso destino iniciaram se encontros que promoveram a explanação dos dados e troca de ideias para as demandas internas que os atores da cadeia produtiva do turismo vêm enfrentando.

Desde 2018 o projeto Integração Chapada que compõe a consultoria promovida pela Prefeitura tem buscado soluções para o turismo de Chapada dos Guimarães resultado das questões discutidas durante as reuniões realizadas com diversos representantes do trade turístico como setor de hospedagem e restaurantes, agências, guias de turismo, condutores, Conselho Municipal do Turismo e Secretaria Municipal do Turismo juntamente com instituições parceiras como Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur), Sebrae, UFMT- Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, IFMT- Instituto Federal Mato-grossense, ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e CDL Chapada dos Guimarães.

 

Durante este período algumas medidas para melhoria da infraestrutura foram executadas como revitalização do Complexo Turístico Salgadeira, pavimentação das rodovias MT 442, MT 020 e das trincheiras das MT 251 e 010. Ainda não foi concluída a realização da portaria do Parque Nacional e do Centro Cultural e Turístico.

 

Finalizando a primeira fase deste projeto foi apresentado no Mirante do Alto do Céu no dia 30 de janeiro de 2020 a nova marca do destino Chapada dos Guimarães que visa fortalecer nosso posicionamento no mercado turístico de Chapada dos Guimarães, com o slogan - Chapada dos Guimarães 'Um destino surpreendente' além do lançamento vídeo institucional.

No dia 31 de janeiro a Secretaria Municipal de Turismo abriu as novas portas do CAT - Centro de Atendimento ao Turista, localizado agora à Rua Quinco Caldas onde serão disponibilizadas informações gerais turísticas com atendentes bilíngues com horário de funcionamento de terça-feira a domingo das 9 hs as 20 hs.

Neste mesmo imóvel reconhecido como patrimônio histórico e cultural deverá reabrir a Biblioteca Municipal e acolher o segundo polo em Chapada dos Guimarães do belo projeto do Instituto Ciranda - Música e Cidadania que já vem desenvolvendo ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania em João Carro.

Compareceram aos eventos a prefeita Sra. Thelma de Oliveira, o novo Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães Sr. Luiz Brizuela, o Secretário Adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso Sr. Jefferson Moreno, o Secretário de Turismo do Município de Nobres Sr. Daniel Cruz, a presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Chapada dos Guimarães Sra. Sonia Bezerra, o presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapada dos Guimarães Sr. Carlos Katayama, chefe do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães a Analista Ambiental Sra. Cintia Maria Brazão,  presidente da ATURCIRA - Associação Turística da Região Circuito das Águas Sr. Uller Roma , a presidente do SINGTUR MT - Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Mato Grosso Sra. Suzy Miranda, Rotary Club de Chapada dos Guimarães Sr. Alexandre Barão e Sr. Kaique Fonseca, gestora do projeto Investe Turismo no Sebrae MT Sra. Marisbeth Gonçalves entre outros.

 
 
Fotos Integração Chapada
Vídeo Assessoria de Imprensa