Chapada transforma o estilingue em jogos escolares

img
 

Com o decreto 024, prefeitura transforma o estilingue em modalidade esportiva nos jogos escolares em todas as escolas do município

Nesta sexta-feira (26) no período da manhã, o secretário Municipal de Esportes Lazer, Ronaldo Romualdo e o presidente da Confederação Brasileira de Estilingue, Alberto Alves do Nascimento, mais conhecido como Betão estarão apresentando a Lei nº 1.629/2015 que reconhece a prática do estilingue como atividade esportiva e o Projeto 'Escola no Bico da Caneta na ponta da mira' para as escolas municipais e estaduais. O Projeto é uma parceria das secretarias Municipais de Esporte, Educação e a Confederação Brasileira de Estilingue.

A reunião vai ser na secretaria Municipal de Educação para todos os gestores e coordenadores das escolas municipais urbanas e rurais e no período da tarde vai ser a vez dos gestores e coordenadores das escolas estaduais, na Escola Estadual Rafael de Siqueira.

A Lei que reconhece como atividade folclórica, esportiva e patrimônio cultural e imaterial no âmbito do município de Chapada, a prática do estilingue de dedeira, forquilha, bodoque e boleadeira foi sancionada ano de 2015 e agora com o Decreto 024 transforma no âmbito municipal o estilingue em jogos escolares na categoria infantil (8 a 13 anos) e juvenil (de 14 a 17 anos).

O atleta Betão Nascimento é de Chapada dos Guimarães e foi o 1º atleta brasileiro a representar o país em uma competição internacional de estilingue, bi-campeão brasileiro da categoria e salientou que Chapada é o primeiro município brasileiro a ter o estilingue como modalidade escolar. 'É um projeto piloto que vamos implantar nas escolas de Chapada', disse Betão.

De acordo com ele o Campeonato Estadual será em outubro na cidade de Poconé (104 Km de Cuiabá) com uma seletiva onde os 15 melhores disputarão o Campeonato Brasileiro, no mês de novembro em Nova Mutum (241 Km da capital). Em agosto deste ano, Betão vai representar o Brasil e Chapada no Campeonato de Santo Agostinho de Estilingue na Espanha.

Betão destaca que na América do Sul ele é o único fabricante do estilingue profissional e reforça que toda pessoa que gosta de estilingue tem que se comprometer a não matar ou maltratar animais, a proteger a fauna e a flora e que os estilingues utilizados dão 'tiros leves' chegando a 10 metros.

http://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/not%C3%ADcias-em-geral/item/3039-chapada-transforma-o-estilingue-em-jogos-escolares