Documentário 'Apocalipse no Cerrado' em finalização busca apoio para sua estréia em setembro.

img

APOCALIPSE NO CERRADO 

 Realização do documentário

Fazer cinema independente no Brasil já era difícil, mas as coisas estavam, ao menos, andando.

No atual Governo o cinema enfrenta sérias dificuldades financeiras e muita opressão cultural e tudo isso respinga ainda mais no cinema autoral independente, principalmente para quem produz documentários.

Devido às mudanças na Agência Nacional do Cinema (ANCINE), com cortes de verbas e novas regras para o Fundo Setorial do Audiovisual, ocorreu um impacto de imediato no Mercado de cinema e tvs e isso ocasionou uma retração na aquisição de filmes independentes para exibição nas grades das Tvs.

Para suprir essa receita, a Código Solar aumentou, consideravelmente, o seu volume de trabalho voltado aos filmes comerciais e propagandas para cinemas e tvs.

E para atender a esses clientes e ao mercado publicitário, o time das produções é mais ágil e rápido e isso fez com que a nossa produção de filmes de longas-metragens, como o caso específico do documentário Apocalipse no Cerrado, desacelerasse.

E foi, justamente, esse enfraquecimento financeiro do setor, que fez a Código Solar filmar o documentário Apocalipse do Cerrado em 2018 e só conseguir retornar ao Projeto agora em 2020!

Essa informação não deixa de ser uma satisfação a todos os envolvidos com o documentário Apocalipse no Cerrado como seus patrocinadores, apoiadores, proprietários de empreendimentos turísticos, profissionais e demais pessoas que prestaram depoimentos ao documentário.

Contudo o filme não perdeu a sua atualidade, ao contrário, segue atual e impactante.

Um importante instrumento para dar voz a todos aqueles que lutam em defesa do Cerrado e do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães!

Há 30 dias atrás os profissionais da Código Solar retomaram o Projeto de onde ele estava parado, ou seja, reiniciando o pós-produção.

Todo o processo de decupagem já havia sido feito, bem como a seleção das falas dos depoimentos de cada personagem. A edição está avançada, com mais de 45 minutos de filme já encaixados, sem ajustes finos.

O documentário terá, no mínimo, 70 minutos de duração - um longa-metragem.  Os depoimentos selecionados demonstram muita coragem dos personagens que, com total conhecimento, apontam os problemas da região e condenam as políticas públicas ambientais, o super incentivo que o agronegócio recebe para destruir a natureza e até o posicionamento de alguns políticos do próprio Estado do Mato Grosso contra o Cerrado e o Meio Ambiente como um todo.

Outra questão importante a ser tratada aqui é que a Código Solar Produções, provavelmente, vai exibir o Documentário Pé de Cedro a Árvore que deu Som na cidade de Coxim - MS, entre os dias do feriado de 7 setembro de 2020.

E como a Produtora é do Rio de Janeiro, essa oportunidade é muito boa para lançar o documentário Apocalipse do Cerrado no principal local de produção de imagens do filme. Justamente pela proximidade de Coxim com a cidade de Chapada dos Guimarães - 460 km.

Justiça seja feita, é de extrema importância que o documentário Apocalipse do Cerrado seja exibido para a população da região de Chapada dos Guimarães, pois assim dará voz aos entrevistados e conscientização ambiental ao público em geral.

A Código Solar Produções está buscando apoio financeiro para lançar o documentário na Chapada dos Guimarães em datas próximas ao dia 7 de setembro.

Até o fim de março será lançado o trailer do filme, na fanpage do Facebook. Além dos atuais patrocinadores e apoiadores do filme, quem vier apoiar o lançamento do filme na Chapada dos Guimarães, também terá suas logomarcas inseridas em todo material promocional do documentário, bem como em seus créditos finais!

Outra surpresa agradável do documentário é o rico material bruto do Making Off, que também será editado e exibido como complemento de divulgação do filme!

Apocalipse no Cerrado é uma forma dos profissionais da Código Solar protestarem contra um sistema mundial que vem sufocando e exterminando vários Ecossistemas do Planeta.

Marcelo de Paula

 

 

 

Importância desta produção

 

O documentário APOCALIPSE NO CERRADO é o nono longa-metragem da Código Solar Produções.

Uma produção independente com temática socioambiental que é uma forte vertente desta produtora carioca e de seus sócios Marcelo de Paula (direção, fotografia e roteiro) e Carla Mendes (produção e edição) e com a participação da filha Morgana Carneiro, que assina fotos de making of e imagens complementares nos últimos três filmes da Código Solar.

A ideia também ao realizar esta produção diz respeito ao fato dos sócios da Código Solar terem uma ligação pessoal com a região da Chapada dos Guimarães!

Em 1991, enquanto fotógrafo solitário, Marcelo de Paula fez uma longa jornada Brasil afora e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) foi uma das regiões documentadas!


Nove anos depois, em 2000, já como cineasta, o diretor voltou à Chapada dos Guimarães e produziu um curta-metragem sobre o Parque!

Foi o primeiro trabalho realizado com a então namorada Carla Mendes, que migrou da advocacia para a produção e edição cinematográfica depois desse filme! E mais recentemente voltaram à Chapada dos Guimarães com a filha Morgana Carneiro, numa espécie de confirmação profissional familiar.

Sendo assim,  APOCALIPSE NO CERRADO tem a pretensão de fazer uma análise comparativa dos avanços e retrocessos da região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e seu entorno! Um filme para documentar a realidade atual de uma grande parcela de um dos Biomas mais ameaçados do Brasil: o Cerrado!

Para contar essa história, Marcelo de Paula escreveu um roteiro onde os personagens locais são as principais vozes que relatam os problemas em defesa do Cerrado! Entre profissionais do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, pesquisadores, líderes comunitários de assentamentos da região, erveiros, ex-garimpeiros, pequenos produtores rurais, apicultor, bordadeira, artesã, proprietários de atrativos turísticos, Promotor de Justiça, antigos moradores da região e ativistas ambientais o documentário conta com mais de 20 depoimentos contundentes!

Frio, chuva, calor, deslocamentos de carro por inúmeras estradas de terra, travessias em balsas, longas jornadas de caminhada, morros, cachoeiras e cavernas em 25 dias de intensa produção na Chapada dos Guimarães. Registradas em três câmeras, as imagens das belezas naturais irão confrontar a eminente agressão que o Cerrado vem sofrendo na região!

 

Para a produção de imagens, o documentário APOCALIPSE NO CERRADO contou com importantes Apoios: ICMBIO - Parque Nacional da Chapada dos Guimarães; Restaurante Trapiche; Chapada Aventura e Complexo de Cavernas Aroe-Jari.

 

A Código Solar vem de duas recentes grandes produções "Pantanais do Pantanal (2017)" e "Corumbá e o Carnaval do Pantanal (2018)", dois longas-metragens que estão se destacando no cenário independente do Mercado Audiovisual Brasileiro e quer aproveitar esse momento oportuno para trabalhar o novo documentário no mercado!

 

 

Código Solar Produções  

Marcelo de Paula Cineasta / Código Solar Produções (22) 98839-5183 (Whats App)