Jornalistas internacionais registram queimadas em MT. Novo foco é detectado na região do Peba.

img

 

TVs da Alemanha, França e Inglaterra registram queimadas em MT

Jornalistas vieram a MT para registrar de perto o que o mundo todo acompanha por meio da divulgação de dados e repercussão de pronunciamentos políticos.

Depois que a equipe nacional da BBC, que passou por Cuiabá, outras quatro equipes chegam a Mato Grosso. Mas desta vez, repórteres e cinegrafistas de dois veículos de comunicação da Alemanha, da BBC França e outra equipe da Inglaterra.

Jornalistas franceses junto a combatentes

 

Enquanto os alemães estão concentrados na região metropolitana de Cuiabá, a equipe francesa acompanha de perto a Operação Abafa Amazônia. Por sua vez, os ingleses partiram rumo ao Parque Nacional de Chapada.

Deflagrada em Sorriso no dia 19 de agosto, segue até o dia 28 com ações nos municípios de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia.

Tanto a equipe francesa e inglesa quanto as equipes alemãs de TV vieram a Mato Grosso para registrar de perto o que o mundo todo acompanha por meio da divulgação de dados e repercussão de pronunciamentos políticos.

Além dos impactos a regiões de vegetação e cidades que são atingidas por incêndios, os jornalistas acompanham também a atuação dos agentes que ajudam no combate aos focos de incêndio.

Já bastante esgotados, eles têm enfrentado uma rotina estressante, de intenso trabalho por horas a fio e ainda expostos a longas e tortuosas distâncias, bem como a temperaturas muito altas, que beiram os 60 graus frente ao fogo.

Na região metropolitana, é crítica a situação dos incêndios em vegetação ao longo das Estrada da Guia, MT-251, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento. Só no fim de semana passado, segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram 38 chamados.

Nesta tarde, foram registrados também, incêndios no Parque Estadual Águas do Cuiabá - entre Nobres e Rosário Oeste.

 

Novo incêndio consome vegetação no Peba.

Linha de fogo está em região de mata fechada, o que prejudica o acesso para combate direto

O Corpo de Bombeiros também atua neste sábado (24), também no Peba, em Chapada dos Guimarães. Após sobrevoo nesta tarde, uma equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) detectou fogo na região que fica próxima a Unidade de Conservação Estadual.

Segundo informações do 2º Tenente BM, Wihby, foi verificado incêndio dentro da área de morraria, de vegetação fechada, o que tem dificulta o acesso dos combatentes por chão, ou seja, combate direto.

No local se encontram duas guarnições do CBMMT e um esquadrão do ICMBio, realizando monitoramento e verificando possíveis riscos e melhores pontos para extinção do incêndio, cuja linha de fogo caminha em direção a um rio.