Orientar e oferecer conhecimento específico, estimular o debate na comunidade e empoderar mulheres gordas, na busca por uma autoestima necessária, para uma vida mais livre e plena.
Esse sempre foi o desejo da Prof. Me. Maria Luísa Jimenez, que se materializa, após quatro anos de estudos de doutoramento, sobre o lugar do corpo gordo feminino nos espaços da sociedade.
O Projeto Lute como uma Gorda! será lançado no dia 16 de março de 2019 (sábado), no Metade Cheio Bar e Bistrô, terá como sua primeira ação concreta a 1ª Roda de Conversa 'Gordofobia: você sabe realmente o que é?'.
Nesta primeira iniciativa, a idealizadora deseja promover uma discussão acessível e necessária, sobre as noções e percepções diárias, de mulheres gordas especialmente, em torno do que é considerado 'gordofóbico'.
A discussão contará ainda com a convidada especial, a mestranda Ligeya Daza Hernandes, do ECOO (Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea) da Universidade Federal de Mato Grosso.
Haverá também, a participação especial do cantor
Hendson Santanna, com um pocket show.
Esta iniciativa conta com o apoio
CULT! - Produção de Conteúdo Inteligente,
Camila Pasinato: Design de Moda e Ilustração,
Metade Cheio Bar e Bistrô,
Cozinha de Sal - Cozinha Verde Inteligente e
NEOM/Bordadeiras de Chapada dos Guimarães -
Núcleo, Estudo e Organização da Mulher.
O Projeto LUTE COMO UMA GORDA! consiste numa série de ações educacionais,informativas e recreativas, gestadas como importante braço de ação na comunidade, a cerca de questões que envolvem o corpo gordo feminino e seu lugar na sociedade. A iniciativa tem como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE. A manutenção ou reforço do pensamento de que 'ser gordo é anormal', fomenta situações discriminatórias e autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz.
É importante citar que tal projeto é parte integrante do espaço virtual Estudos do Corpo Gordo Feminino
também criado pela Prof. Me. Maria Luísa Jimenez, como suporte fundamental de suas investigações de doutoramento. Todas as ações advindas do grupo de estudos virtual, bem como do projeto; pioneiro no Estado de Mato Grosso; têm como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE.
Por anos, as mulheres gordas foram vistas sob tal olhar, o que acabou normatizando esse pensamento e trazendo inúmeros prejuízos, de todas as ordens. A manutenção ou reforço do pensamento de que 'ser gordo é anormal', não só fomenta situações discriminatórias como também autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz.
Evento: Lançamento do projeto 'LUTE COM UMA GORDA!' e 1ª Roda de Conversa - Gordofobia: você sabe realmente o que é?
(Prof. Maria Luísa Jimenez @estudosdocopogordofeminino)
Data: 16/03/19 (Sábado) Local: Metade Cheio Bar e Bistrô
Horário: 18 hs Entrada Gratuita
Informações: (65) 99301-8851/ (65) 98160-0495.