André Hirooka Marcílio nasceu em Cuiabá, em 1999. Apesar de ainda bem jovem, já tem um currículo bastante razoável
Sim... O I Concurso Solistas de MT já teve sua etapa final faz horas e todos já sabemos dos resultados. Mas, seus desdobramentos ainda prosseguem. Na próxima sexta-feira (15), acontece o concerto de premiação do violonista André Hirooka Marcílio, que foi classificado em segundo lugar no Solistas de MT.
Ele se apresenta, a partir das 19h, com entrada franca, no auditório do piso superior da Faculdade de Comunicação e Artes (UFMT-Cuiabá). Vai interpretar repertório que abrange a música universal e brasileira, que começa no século 17 e chega aos dias atuais. Noutras palavras, de Bach (1685-1750) a Leo Brouwer (1939).
André é cuiabano. Nasceu em 1999 e iniciou seus estudos de violão em 2010, em Chapada dos Guimarães (MT), sob a orientação de Leonardo Yule. Seu primeiro mestre, vale frisar, tocará com o ex-aluno no concerto.
Apesar de ainda bastante jovem, André Marcílio (que começou cedo) já acumula um respeitável currículo. Obteve a classificação de 2º lugar no II turno do XXIV Concurso de Violão Souza Lima - 2013. Em 2015 iniciou os estudos de fagote no Instituto Ciranda. Participou do 17º Festival Música nas Montanhas e do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Realizou masterclass com Fabio Zanon, Pedro Martelli, Edelton Gloeden, Everton Gloeden, Vitor Castro, Maria Lívia São Marcos e Steffen Ahrens.
Em 2016 ficou em 2º lugar no 1º Concurso Simili na categoria estudante e em 2017 obteve o 2º lugar no I Concurso Solistas de Mato Grosso. Solou o Concerto em Ré Maior de Vivaldi com o quarteto de cordas formado por membros da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo. Em 2017 tornou-se aluno do violonista Eduardo Meirinhos.
Leonardo Yule e Gabriela do Valle também participam do concerto
PROGRAMA
Johann Sebastian Bach
Suite 3 para alaúde
Heitor Villa-Lobos
Estudos 1, 2 e 11
Preludio 5
Leo Brouwer
El Decamerón Negro
Enrique Granados
Oriental
(duo com Leonardo Yule)
Aaron Copland
Hoedown
(trio com Leonardo Yule e Gabriela do Valle)