Produção cultural chapadense completa a programação do 34º Festival apresentando o que há de melhor. Confira!

img

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde inicio do século 21 na contra mão dos isolamentos que as redes sociais e a tecnologia impõe às pessoas tem se comprovado o sucesso de eventos em que artistas locais se superam em espetáculos propostos para um dia especial do ano.

Assim foi criado a Nuit Blanche - a Noite Branca em 2002 que proporciona uma versão de Paris que só é vista em uma noite mágica. 

Outro evento nesta linha é a Virada Cultural da capital paulistana que convida desde 2005 sua população a ocupar o centro da cidade, incentivando o convívio social através da cultura e possibilitando o acesso a diversas formas de arte às diversas classes sociais, além de buscar reverter o esvaziamento da região central. 

Em cada cidade alguns objetivos podem variar mas o que os une é confraternizar sua população em espaços públicos valorizando seus artistas e cultura local numa noite inesquecível a cada ano.

Em Chapada dos Guimarães este movimento tem se fortalecido a cada ano nas iniciativas como Feira Chapada Sustentável, Chapada Original, Verdes Livres, Mostra da Alegria e nas ultimas edições do Festival de Inverno onde por um período breve artistas locais apresentam eventos especiais para estes dias.

Mais uma vez sob a curadoria de Luciano Bortoluzzi dentro do tradicional Festival de Inverno é enriquecido pela programação cultural com eventos que acontecem continuamente no centro histórico da cidade.

A ';viradinha cultural'; de Chapada apresentará 18 Companhias com mais de 60 artistas reunidos, mantendo um espaço permanente de convivência cultural para as crianças e suas famílias na Praça Dom Wunibaldo.

 

Uma programação onde atividades de dança, música, teatro, circo, artes plásticas, folclore, esporte, artesanato, contação de histórias e capoeira acontecem ininterruptamente.

De forma colaborativa e coletiva os grupos interagem com o público. 

Exposição, oficina e treinamento de estilingue para crianças e adultos, família de palhaços, grupo folclórico de siriri, ballet clássico e danças circulares.

Enquanto as crianças criam bonecas de pano Abayomi, têm seus rostos pintados com pigmentos naturais, num clima de entretenimento e diversão para toda a família, na praça Dom Wunibaldo, no coração de Chapada dos Guimarães.


Estas e outras surpresas acontecerão durante a ';viradinha cultural'; num ';grand finale'; nas ultimas 25 horas do Festival de Inverno 2019.


Festival especial para recepcionar as famílias, produzido com muito carinho pelos artistas chapadenses para os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2019.

Local: Praça Dom Wunibaldo, Centro, Chapada dos Guimarães, MT, Brasil.

Com as Companhias: 

Ballet Rachel Galesso, Grupo Folclórico Siriri Patucha, Danças Circulares Sagradas Maria dos Santos, Cia Pé de Pano, Grupo Capoeira Nagô & Projeto Capoeiras do Cerrado, Viramundo tattoo, Grupo de dança Insatiable, NEOM Bordadeiras da Chapada, Otávio Reis e Gabriel, Betão Nascimento, Iva Marques, Família Malacriada, Cia Alegrís, M';Artes Ateliê, Bordadeiras Entre Rios, Fernanda Marimon, Chapada em Concerto e Trio Pirathiny.

Oficinas de pintura e desenho em papel, confecção de bonecas de pano abayomi, mediação de leitura, exposição, artes plásticas, oficina e treinamento de estilingue, contação de histórias, cirandas, teatro de bonecos, siriri, capoeira, circo, bordados, shows musicais e pintura corporal com pigmentos naturais.

 

Realização: Grupo Gazeta de Comunicação.

 

Curadoria, divulgação e produção: Luciano Bortoluzzi & Trio Pirathiny.

 

Apoio cultural: Conselho de Cultura de Chapada dos Guimarães, Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães e Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães.


Festival de Inverno Programação Cultural Chapada dos Guimarães 2019 palco Praça Dom Wunibaldo.

 

31 de agosto Praça Dom Wunibaldo 

 

13h exposição, oficina e treinamento de estilingue com Betão Nascimento

 

14h Oficina de pintura e desenho com M';Artes Ateliê


14h30 Pintura corporal de pigmentos naturais com Ramon Viramundotattoo

 

15h Oficina de confecção de bonecas Abayomi com NEOM Bordadeiras da Chapada

 

15h30 Mediação de leitura com a Cia Pé de Pano.

 

16h Espetáculo "Circo sem Lona pede Carona" com a Família Malacriada

 

17h Roda de capoeira com o Grupo Capoeira Nagô


18h Ballet Rachel Galesso

 

21h Grupo de dança "Insatiable"

 

21h15 Show folclórico com o Grupo de Siriri Patucha

 

22h Show musical Otávio Reis e Gabriel 


Encerramento 00h

 

*Programação Especial fora da Praça Dom Wunibaldo:
Domingo 01 de setembro 


09h às 11h Oficina na pista de bicicletas de Chapada Pump Track. Endereço Homero Mouser S/N, próximo à praça do Festival. *

 

 

01 de setembro Praça Dom Wunibaldo

 

10h às 14h exposição, oficina e treinamento de estilingue com Betão Nascimento


14h Musicalização e psicomotricidade com Iva Marques


14h30 Oficina de bordados com as Bordadeiras Entre Rios

 

15h Contação de histórias com Fernanda Marimon

 

16h Espetáculo "A Benzeção da Terra" com a Cia Alegrís

 

17h Espetáculo "Esperando o Lima" com o Trio Pirathiny

 

18h Contação de histórias com Família Malacriada


21h Chapada em Concerto

 

21h30 Danças Circulares Sagradas

 

Encerramento 22h.