Fonte:Agência de Notícias da AMM
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, se reuniu nesta quarta-feira (20) com a prefeita de Chapada dos Guimarães, Telma de Oliveira, e o secretário adjunto de Turismo do estado, Luís Carlos Nigro, para entregar o projeto de contemplação do portão do inferno, um dos pontos mais visitados do município. Participou da reunião a equipe da Central de Projetos da AMM que elaborou o projeto, que visa a levar infraestrutura e desenvolvimento para o turismo da região de Chapada dos Guimarães.
Neurilan ressaltou que, somente este ano, a equipe da AMM já elaborou mais de mil projetos para as prefeituras de Mato Grosso. Ele destacou que Chapada dos Guimarães é um dos municípios beneficiados. 'Isso demonstra o quanto evoluímos nesse setor no atendimento às prefeituras. São projetos elaborados em diferentes áreas para atender a população dos municípios', disse ele.
A parte arquitetônica e os materiais escolhidos aproveitam ao máximo a paisagem natural, permitem a permeabilidade visual e geram um baixo impacto ambiental na área, uma vez que se encaixam com naturalidade na paisagem local, o que sempre foi um princípio norteador do projeto, o de interferir o mínimo possível na natureza e no ecossistema local, visando a sua sustentabilidade.
A prefeita enalteceu a qualidade do projeto elaborado pela equipe da AMM e disse que vai contribuir muito para o avanço no setor turístico do município e do estado. Ela frisou que antes Chapada dos Guimarães não tinha nenhum projeto para ser executado na área do turismo e lembrou que o município recebe turistas de todos os lugares. Telma afirmou que está resgatando os pontos turísticos, como o mirante e outros. 'O projeto de contemplação do portão do inferno é inovador, arrojado e de qualidade. Agradeço muito a AMM por este trabalho. A melhoria do turismo é um sonho para todo chapadense', disse a prefeita.
O secretário Luís Carlos Nigro garantiu que Chapada terá um grande atrativo com o projeto, que deverá transformar o turismo em toda a região. Segundo ele, para a execução, ainda há algumas etapas a seguir. Ele adiantou que já deu entrada no licenciamento ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. 'Ainda existem pendências também em outros projetos que visam ao desenvolvimento turístico, como em Salgadeira e outros. A nossa meta é destravar os projetos para o setor turístico dentro de um menor prazo possível', relatou.
Após a aprovação da Sema e do ICMBio, será dado início ao projeto executivo dentro de um prazo estabelecido. Com a aprovação, deverá ser aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pelas obras.