Projeto Social 'Capoeiras do Cerrado' completa 1 ano em Chapada dos Guimarães no sábado 30 de março.

img

 

   

 

 

 

 

   

 

 A Capoeira é a manifestação da cultura popular afro-brasileira que combina harmoniosamente luta, jogo e dança, realizado com o acompanhamento de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro, agogô e atabaque), palmas, cantos e coros. Resulta em um sistema excepcional de autodefesa, de treinamento físico e mental, melhorando da autoestima e qualidade de vida. 

                                                                                                                                                      

 

 

Trabalha de forma explícita valores interculturais de convivência, a não-violência, sociabilidade e qualidade de vida.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos dessa arte e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Capoeira foi institucionalizado em 1972 pelo Conselho Nacional de Esportes do Brasil como instrumento de educação física e desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e aspecto sociocultural da pessoa e suas habilidades de força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e ritmo.

 

   Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associados capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

Capoeira como esporte, música e entretenimento.

- Capoeira como uma luta e dança - a combinação de movimentos de dança, música e acrobacias, a sua prática é acompanhada por instrumentos genuínos desta arte: berimbau, pandeiro e atabaque e canções de seus praticantes.

- Capoeira como uma modalidade esportiva.

- Capoeira como uma forma de filosofia de vida - A filosofia e fundamentos desta arte incentiva a adoção de estilo de vida saudável, com ênfase no respeito e valorização dos ancestrais, amigos e família.

 

 

O que é o Curso para Aprendiz?

São aulas onde o aluno é apresentado a capoeira. Os alunos não precisam de experiência para aprender. O professor ensinará os fundamentos, sua história e seus primeiros passos na aprendizagem para estar apto para jogar na roda de Capoeira.

 

 

 

 

 

 

 

  Objetivos do curso

- Ensinar os fundamentos básicos aos alunos para aprender as cantigas, tocar os instrumentos e a jogar capoeira;

- Desenvolver qualidades físicas e bem-estar;

- Promover a convivência e interculturalidade;

- Ensinar a cultura popular brasileira.

 

 

O PROJETO

O projeto 'Capoeiras do Cerrado' vem com a proposta fomentar a convivência e o fortalecimento de vinculo, democratizando o acesso ao ensino da cultura afro-brasileira implantando curso de aprendiz de capoeira oferecendo aulas de capoeira durante 12 meses para 100 crianças, jovens e adolescentes. Atualmente existem bolsistas em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.

O projeto tem como objetivo de preservar e fomentar a Roda de Capoeira, desenvolver as habilidades físicas e o aparelho psicomotor e contribuir também com a formação cívica e a integração social através da arte e luta capoeira que proporciona a cultura, esporte e o lazer.

 

Projeto Social Capoeiras do Cerrado completa 1 ano em Chapada dos Guimarães.

Nesta ocasião celebraremos o sábado 30 de março 2019 com a seguinte programação:

10 hs - Treino aberto para principiante, amadores e profissionais e mesa de frutas.

Local: Associação de Moradores do bairro Sol Nascente.

Nesse treino poderão vir para praticar umas gingas dos paranauês ou para dar um apoio moral para nossos 'capoeiristinhas'. O incentivo é uma ótima ferramenta para torna-los vendedores na vida!

16 hs - Roda de Capoeira & Apresentação dos alunos do Projeto Capoeiras do Cerrado.

Local: Praça Dom Wunibaldo

Nesse momento acontecerá o grande ritual da capoeira. Um encontro de amigos para prosear, jogar ao tom dos berimbaus. Logo vem os cantadores entoando as cantigas. Os capoeiras se concentram para jogar e colocar sua destreza a prova no jogo da vida. Toda essa arte-luta é patrimônio imaterial da humanidade. Em seguida terá a apresentação dos alunos do projeto Capoeiras do Cerrado dando um show na praça. Isso é arte e cultura popular viva em nossa cidade.

Sua presença será de grande valia em nossa grande roda, e com certeza vai ser de arrepiar a pele e encantar a alma.

Para mais informações pelo contato 65 99200 5658.