Shows, oficinas, palestras e intervenções celebram o Cerrado.

img

"Encontro das Águas" é a terceira e última etapa da trilogia das águas, iniciada em março deste ano, com os eventos "Águas de Março" e "Águas do Cerrado". Estes eventos visam promover a reflexão sobre o risco de queimadas e contaminação dos rios em Mato Grosso.

Somente em 2016, os focos de calor em Mato Grosso aumentaram cerca de 42%, se comparado com o ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre 1º de janeiro e 15 de setembro deste ano, foram registrados 23,4 mil focos de calor, contra 16,5 mil do mesmo período em 2015. Desse total, 15,5 mil focos foram registrados no período em que as queimadas estavam proibidas (15 de julho a 15 de setembro), ou seja, foram praticados de maneira ilegal.

Enquanto isso, os rios de Mato Grosso sofrem com o desmatamento, erosão e contaminação por esgoto. Em Cuiabá, berçário de muitas nascentes, a situação é desastrosa. Os 24 córregos da capital, que deságuam nos rios Coxipó e Cuiabá estão na eminência de virar simplesmente esgotos. Em 80% deles não há mais vida. A água secou, a mata ciliar desapareceu e muitos foram aterrados para garantir espaço para novas construções. Este retrato fez parte de uma pesquisa realizada por geólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2012 e pelo Instituto de Pesquisa Mato-grossense (IPEM), a pedido da Prefeitura de Cuiabá.

Uma realidade óbvia para todos que assistem, diariamente, o esgoto e lixo escoarem pelas veias hídricas da cidade, tornando boa parte dos córregos "zonas mortas", prejudicando o rio Cuiabá e podendo levar a escassez de água. ' Hoje 80% dos cursos d'água, nascentes, canais efêmeros (que aparecem nas cheias) e brejos foram destruídos e a Área de Preservação Permanente (APP) totalmente descaracterizada', lamenta o professor de Geologia da UFMT, Prudêncio Rodrigues.

Realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Associação Casa de Guimarães e Assembleia Legislativa.

Confira a programação educativa e cultural do "Encontro das Águas" :

Dias 10 e 11 de outubro (segunda-feira e terça-feira)

- Escolas Públicas. Palestras com o publicitário e ambientalista Jean Peliciari, do grupo de educação ambiental Teoria Verde.

Dias 13 a 15 de outubro (de quinta-feira a sábado)  

- Praça Dom Wunibaldo. Mostra "É Lixo", da fotojornalista Carol De Vitta

Dia 14 de outubro (sexta-feira)  

- Praça Dom Wunibaldo a partir das 21hs. Show regional com grupo vocal Alma de Gato em seguida show nacional com João Bosco, a partir das 21hs.

Intervenções artísticas com fotógrafo Rai Reis, nas ruas de Chapada.

Dia 15 de outubro (sábado)  

- Praça Dom Wunibaldo. Espetáculo interativo: Circo - Fábrica de Risos; Música - Brincando com Sons; Artes Visuais - Pintando Pedras no Caminho; Oficinas educativas - oficina de Brinquedos Populares e Cinema Holograma 3D - oficina de Imagens.

 - Praça Dom Wunibaldo a partir das 21hs. Show regional com Ana Rafaela e João Reis em seguida, show nacional com Ivan Lins.