Tudo Sobre Mulheres Festival de Cinema Feminino, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, no Teatro da Universidade Federal de

img

https://www.olivre.com.br/em-mostra-na-ufmt-nesta-quarta-feira-festival-tudo-sobre-mulheres-lanca-inscricoes/?fbclid=IwAR0TZbKlzjJoo3H46QOMhrwjUMG0XFmekcpjOXHoWcQsYY0bzWbUtjLOsDo

 

Em mostra na UFMT nesta quarta-feira, Festival Tudo Sobre Mulheres lança inscrições

Anúncio será feito durante a mostra Tudo Sobre Mulheres, que mensalmente é realizada na UFMT, como aquecimento do festival que ocorre em agosto

Antecedendo a data do Tudo Sobre Mulheres - Festival de Cinema Feminino, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em parceria com a UFMT.

Uma delas é a mostra mensal do festival, com filmes já exibidos em edições anteriores, projetados na Sala Névio Lotufo, do Cineclube Coxiponés. A curadoria é da realizadora do festival, Danielle Bertolini, com mediação de Lelica Elis Pereira de Lacerda, que conduz o bate-papo com a plateia.

Nesta quarta-feira (17), além da sessão de filmes, haverá o anúncio da abertura das inscrições para a nova edição do festival que neste ano, homenageia a cineasta Tata Amaral. Desde a sua criação, o festival privilegia o universo feminino. 'Aliar a causa e bandeiras das mulheres ao lúdico da arte, através do cinema, teatro, dança, artes plásticas, além de exibir filmes dirigidos por mulheres e homens nos faz diferentes dos demais eventos realizados no Brasil, e o que mais precisamos neste momento é a união entre as pessoas', frisa Bertolini.

A homenageada tem grande contribuição ao cinema nacional. Ela é diretora de filmes que já se tornaram clássicos, como 'Um Céu de Estrelas', 'Antônia' (que gerou a série homônima na Globo), 'Trago Comigo', 'Hoje', e o mais recente 'Sequestro Relâmpago'.

Como de costume, mulheres mato-grossenses das artes visuais também ganham destaque, caso da chapadense, Ruth Albernaz. A identidade visual do festival vem de uma releitura onírica que a artesã, bióloga e artista plástica fez de Maria Taquara. Além de ser a arte que inspirará os materiais gráficos do Festival, os troféus tela também serão reproduções da 'Maria Taquara Livre e Onírica'.

Festival migra para Chapada no encerramento

Mantendo a tradição de Chapada dos Guimarães sediar o festival, o encerramento da programação acontecerá na cidade, dia 24 de agosto, na praça Dom Wunibaldo (em frente à igreja) com uma programação musical acontecendo em conjunto com a Feirinha Chapada Sustentável, também já tradicional na cidade.

As parcerias do Tudo Sobre Mulheres consolidadas até o momento são: Universidade Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxipones e o Curso de Cinema e Audiovisual; Assembleia Legislativa, através da Sala da Mulher e TVAL; BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá), Genius Publicidade, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Aline Wendpap Assessoria de Comunicação, Sebrae MT, Secretaria de Estado de Cultura, Colégio Fato e a Cia. de Teatro Cena Onze e Elo Company.

O Tudo Sobre Mulheres é realizado pela Cumbaru Produções Artísticas, produtora sediada em Cuiabá desde 2005.