Em uma data que ficará gravada na memória de Chapada dos Guimarães, algo inovador e único está prestes a ser revelado: o Bora Passeá City Tour Histórico Artístico e Cultural. Marcado para estrear seu primeiro roteiro no dia 30 de setembro de 2023, este evento promete transcender as expectativas dos visitantes, proporcionando uma jornada emocionante e cativante pela História e Cultura de Chapada dos Guimarães.
"As histórias se perdem se ninguém as conta," lembra Paula Biul, a mulher negra de 30 anos por trás desta iniciativa. Estudante de jornalismo digital e gestão de turismo, Paula é uma verdadeira polivalente: contadora de histórias, atriz, palhaça, dramaturga, mãe, doula, empreendedora criativa e gestora cultural. Sua paixão por Chapada dos Guimarães e seu desejo de compartilhar a maravilhosa história desta região a impulsionaram a inscrever sua ideia em um edital para viabilizar o Bora Passeá.
Natural de Chapada dos Guimarães, Paula deixou sua cidade natal ainda jovem para estudar em São Paulo, onde adquiriu outros conhecimentos valiosos que agora aplica em sua comunidade. Ao retornar para Chapada, trouxe consigo o grupo Malacriada de Artes e, em conjunto, fundaram a Bora Brincá, uma iniciativa dedicada ao público infantil. Além disso, Paula é uma das sócias-proprietárias do centro cultural Casa de Vó, recém-inaugurado no coração da cidade.
O Bora Passeá, contemplado pelo edital Starter do MT Criativo com financiamento da Secel, é o mais recente capítulo na jornada de Paula Biul. "A ideia foi minha, mas o Bora Passeá não é sobre mim. Eu sinto que, como chapadense, posso contribuir com a preservação da história da nossa cidade, e a arte desempenha esse papel de maneira especial. Por esse motivo, esse City Tour tem, além de tudo, a missão de revelar novos artistas, valorizar os que já existem, sendo também uma maneira de gerar renda e movimentar a economia criativa local, mantendo vivas as memórias de um lugar tão rico em história e cultura como é a nossa Chapada. É a combinação de turismo e arte, um verdadeiro queijo com goiabada, tradicional e delicioso," diz Paula, coordenadora do projeto.
Nessa primeira fase, o start do city tour contou e conta com alguns nomes de profissionais do turismo, da classe artística e educação local, entre eles: Tatiana Reis, Oz Ferreira, Micheli Sierra, Tulasi Krishna, Junior Antunes, Bruna Lígia, Ju Queiroz e Caju e parceiros como o querido professor de história Ladebrair, além de jovens artistas que serão revelados somente no dia. São em torno de 17 profissionais envolvidos. "Passeios que contam histórias" é a frase que representa o Bora Passeá, onde cada roteiro é uma jornada que transcende o tempo e os limites do conhecimento.
Estamos ansiosos para compartilhar cada detalhe dessa história com vocês," diz Junior Antunes, coordenador artístico. Embora as vagas para esta pré-estreia já estejam encerradas, não desanime, pois há uma chance de ouro aguardando aqueles que desejam vivenciar essa experiência mágica. Você pode se inscrever na lista de espera e garantir a oportunidade de embarcar na próxima edição do Bora Passeá, que com certeza será ainda mais espetacular.
A programação do passeio foi cuidadosamente elaborada para levar os participantes a locais emblemáticos de Chapada dos Guimarães. Desde o aconchegante Café da Deva até a enigmática Trilha da Quineira, cada parada promete revelar surpresas e oportunidades únicas para se conectar com a história e a cultura desse tesouro encantado. Não perca a chance de fazer parte desta jornada inesquecível que promete revelar os segredos mais bem guardados de Chapada dos Guimarães. O Bora Passeá é uma experiência que fortalece o turismo cultural na cidade, mergulhando profundamente na história, na arte e na cultura, e convida você a se tornar parte dessa história cativante.
Para obter mais informações e garantir seu lugar na próxima edição do Bora Passeá, basta entrar em contato através do e-mail: contato@borapasseamt.com.br, acessar o perfil no Instagram @borapasseamt ou visitar o site oficial www.borapasseamt.com.br.
Bora Passeá está aqui para garantir que as histórias de Chapada dos Guimarães sejam contadas e celebradas, como merecem.